Escolha algum comportamento mais fácil de mudar primeiro

 


Quando se fala em realizar mudanças na alimentação, logo pensamos em melhorar vários aspectos ao mesmo tempo e revirar nossa forma de comer do dia para a noite. 

Infelizmente, a pressa e a necessidade por "fazer tudo correto" pode fazer com que nossa motivação vá decaindo aos poucos, pois o objetivo principal parece cada vez mais distante da realidade atual e às vezes até impossível. 

Pense em sua alimentação atual. O  que seria mais simples de mudar primeiro? Como essa mudança se encaixaria em sua rotina? Quais os possíveis obstáculos que você prevê quando pensa em tentar mudar esse aspecto? Quais estratégias para lidar com esses obstáculos?

Podemos pegar como exemplo uma mudança de introduzir o lanche da tarde. Como planejamento, pensar em algumas opções para esse lanche que poderiam ser levadas ao trabalho como: castanhas, iogurte, frutas, salada de frutas, lanches naturais, biscoitos integrais, etc. Depois de pensar em opções, é preciso refletir sobre os dias em que você irá ao mercado comprar os alimentos para seus lanches. Em seguida planejar o momento do dia em que irá preparar o lanche do dia seguinte, talvez até adquirir uma marmita térmica, se for o caso. Depois disso definir em que horário será feita essa pausa para o lanche. Quantos dias na semana você irá levar o lanche de casa? Existe algum lugar para comprar algum lanche saudável perto do trabalho? Como possíveis obstáculos podemos pensar por exemplo em esquecer de preparar o lanche. E como estratégia, talvez lembretes no celular no dia anterior para que isso não aconteça. 

Está vendo como a simples mudança de introduzir o lanche da tarde pode precisar de um planejamento maior do que parece a primeira vista? Dessa forma, não é interessante focar em várias mudanças por vez. 

Qual mudança você gostaria de fazer? 

Marcela Gallo - CRN 3 55571


Comentários