"Somos o que fazemos repetidamente. Excelência não é um ato e sim um hábito" - Aristóteles

  


   "Somos o que fazemos repetidamente. Excelência não é um ato e sim, um hábito."

Essa frase de Aristóteles se aplica no contexto da mudança de comportamentos. 

Mudar comportamentos alimentares pode parecer fácil, mas envolve a substituição de antigos comportamentos por novos, que te aproximem de seu objetivo. 

A expectativa na consulta nutricional não é que se faça "tudo certinho", e sim, que pequenas metas sejam cumpridas, de início através de um planejamento da rotina, até que aqueles novos comportamentos se tornem hábitos.

Um exemplo seria aumentar o consumo de água. É muito irrealista que alguém que tenha o hábito de beber 1 L de água, comece a tomar 3 L no dia seguinte. Agora, se começarmos com uma pequena meta de 250 ml a mais por dia durante uma semana e praticar um aumento gradual a partir disso, essa meta se torna muito menos desafiadora. 

Alguns pesquisadores falam em 21 dias para que um novo comportamento se transforme em hábito, outros falam em 66 dias, mas independente disso, é importante ter em mente que a mudança de comportamento leva TEMPO. 

Afinal, nosso sistema nervoso já não precisa "gastar energia" para praticar comportamentos que já temos, mas para introduzir um novo comportamento, é necessário ter sempre um lembrete, para isso, o planejamento e estratégias.

Quais são as metas graduais que você gostaria de incluir em sua rotina? 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571

Comentários