Ferramentas comportamentais: Cartão de enfrentamento



No post passado falei um pouco sobre como os pensamentos que temos sobre a comida podem influenciar nossas escolhas alimentares e até nos distanciar de nosso objetivo. 

Uma das ferramentas utilizadas em consulta após identificar esse pensamento disfuncional é o cartão de enfrentamento, em que se determina um novo pensamento para substituir o antigo, como no exemplo do post anterior em que o pensamento disfuncional era: "nunca consigo seguir uma reeducação alimentar" e o novo pensamento  "tenho persistência e determinação, construo assim uma boa relação com a comida".

Após essa etapa, você também pode completar com evidências que sustentem esse novo pensamento para você. Se você tiver dificuldade nessa etapa, pode procurar um terapeuta ou um nutricionista com enfoque em comportamento alimentar para te auxiliar. 

Por fim, imprima esse cartão e leve-o sempre com você, seja na bolsa, capinha do celular, carteira, etc; toda vez que o pensamento disfuncional aparecer, leia o novo pensamento e os motivos pelos quais você escolhe acreditar nele. 

Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que pode gostar dessa ferramenta também. 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571



Comentários