Quantos pães você "toma" no fim de semana?

 


Gostaria de trazer essa reflexão sobre o consumo de bebidas alcoólicas: quantos pães você “toma” no final de semana?


O pãozinho francês já recebeu o rótulo de vilão da dieta inúmeras vezes.

Pela ótica comportamental, nenhum alimento é considerado mocinho ou vilão.

Gosto muito de uma frase de uma nutricionista que vi pelo instagram uns tempos atrás: “não considero os alimentos mocinhos ou vilões, sou nutricionista e não comentarista da Marvel”.

A ideia dessa reflexão não é te induzir a parar de consumir bebidas alcoólicas, se faz parte da sua alimentação. O que quero trazer aqui é como fazer esse consumo.

Venho falando bastante sobre atenção plena nos posts. O consumo de bebida alcoólica também deve ser feito com atenção. Não tenha pressa. Pegue uma água primeiro, consuma-a devagar. Além de auxiliar em sua hidratação, vai te dar tempo para pensar em qual bebida você gostaria de consumir e quanto.

Creio que o mais importante é não se guiar pelos outros. Se seu amigo bebeu 5 chopps, isso não significa que você deve acompanhá-lo. Preste atenção no seu corpo. Saboreie seu drinque. Intercale o consumo com água.

Peça algo para comer. Evite nesse momento, alimentos muito gordurosos. Afinal, a ideia é não sobrecarregar seu fígado, certo?

Ideias de petiscos nutritivos: palitinhos de cenoura com pasta de grão de bico, pepino, tomatinho cereja, palitinhos integrais de quinoa com patê, mussarela de búfala, “doritos” caseiro com guacamole.. Enfim. Re-invente.

Não precisa se despedir do pãozinho de todas as manhãs e nem se privar de um chopp de vez em quando – tudo depende do contexto e da quantidade.


Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista Comportamental e Terapeuta Floral – CRN 3 55571

Agende sua consulta pelo Whatsapp (19) 99237-7761
Ou diretamente pela Agenda Google
(clique nos nomes para abrir as páginas)

Instagram: @nutrir.comportamentos


Comentários