Como lidar com o fantasma dos pensamentos negativos? - Série: Principais dificuldades enfrentadas por quem deseja emagrecer

 


⏺Os principais sabotadores da mudança de hábitos são os pensamentos negativos.

⏺Um teórico da psicologia chamado Albert Ellis desenvolveu uma teoria chamada Terapia Racional Cognitiva Comportamental. A ideia é mais simples do que pode parecer a princípio.

⏺Imaginemos primeiro uma situação de exagero em um domingo: consumir grande quantidade de lasanha no almoço seguida de vários pedaços de pudim, pensando em compensar tudo aquilo que não se consumiu a semana inteira e fazer um "dia do lixo". Após esse episódio (que é super comum para quem faz dieta restritiva) a pessoa se sente culpada, com raiva, triste ou fracassada. Então uma situação (exagero) a levou a experienciar todos esses sentimentos, certo? Bom. Em partes.

⏺Se formos um pouco mais fundo, nas crenças que essa pessoa tem, em seus pensamentos, podemos encontrar coisas do tipo "nunca vou ser magra" "sou um desastre" "só faço jacada" "não tenho força de vontade" "sou feia" "odeio meu corpo" "queria ser como aquela modelo na revista" "nunca serei amada"

⏺Percebeu que o que causou aqueles sentimentos negativos não foi nem tanto a situação (almoço de domingo) mas sim os pensamentos que já existiam?

⏺Não estou dizendo aqui que é nunca mais podemos ter pensamentos negativos, afinal, somos seres duais, e isso seria impossível. Mas, quando esses pensamentos surgirem, use o princípio do Mindfulness: observe esses pensamentos de longe, sem julgá-los. Perceba que você é mais do que eles, que pode tudo aquilo que você se dedicar. Substitua por bons pensamentos. Medite, leia bons livros sobre boas energias, assista vídeos que te acrescentem, ACREDITE EM VOCÊ! Perceber seus pensamentos é o primeiro passo para mudar suas atitudes frente as situações.

⏺Marcela Gallo- Nutricionista - CRN3 55571

#pensamento #sentimento #pensamentonegativo #crença #psicologia #nutrição #vocepode #goodvibes

Comentários