Você sabia que a saciedade é única para cada pessoa?

 


Um dos principais pontos trabalhados em uma consulta de nutrição comportamental é a reconexão com os sinais de fome e saciedade. Ou seja, a percepção de como a fome e a saciedade aparecem: Qual o sinal físico em seu corpo que te diz que está na hora de comer? E como sabe que está na hora de parar de comer? Como se sente após as refeições? 

Em relação a saciedade, de acordo com a ciência, uma pessoa demora de 15 a 20 minutos desde que começou a refeição para sentir-se saciada, já que os hormônios de saciedade (leptina e colecistocinina) são liberados após a presença de uma quantidade razoável de comida no estômago. 

Mas você sabia que o volume de comida necessário para se sentir saciado varia de pessoa a pessoa? E até mesmo pode variar para uma mesma pessoa dependendo da refeição? 

Pois é, os fatores genéticos, gasto calórico, quanto tempo ficou sem comer antes daquela refeição, o que comeu antes, quanto de atividade física praticou, entre outros, podem interferir na quantidade de comida que ingerimos. 

Se você costuma comer com atenção e presença, não se preocupe. Você consegue perceber essas variações e comer de acordo com sua fome, até atingir um estado “confortavelmente cheio” após a refeição. Por esse motivo que dietas muito restritas com quantidades exatas de comida que devem ser consumidas todos os dias não fazem sentido, já que não consideram nossos sinais internos como guia. 

Você consegue perceber sua saciedade? 

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Agende sua consulta pelo Whatsapp (19) 99237-7761

Ou pelo link: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo/nutricionista/valinhos

Instagram: @nutir.comportamentos 


Comentários