Exercício: Identificar crenças alimentares

 


Uma das práticas que gosto de sugerir em consulta é a de identificar algumas crenças sobre alimentação. Essa prática foi adaptada da teoria cognitivo comportamental (TCC) da psicologia, que diz que a partir da identificação dos nossos sentimentos e pensamentos podemos perceber algumas crenças mais profundas. A partir dessa percepção, podemos trabalhar no sentido de mudar alguns pensamentos sobre a alimentação, para que seja possível alterar comportamentos. 

Vou dar um exemplo para ficar mais fácil de visualizar. Vamos imaginar que a Joana está fazendo o exercício para identificar essas crenças. Na consulta, irei mostrar várias fotos de alguns alimentos e algumas frases para completar com a primeira palavra ou expressão que vem à mente. Ao ver o bolo de chocolate, o primeiro pensamento que veio à mente de Joana é: “bolo de chocolate engorda”. Iremos então tentar desconstruir essa crença. Será que se ela comer um pedaço de bolo de chocolate irá instantaneamente ganhar peso? Essa crença é realista? Não! É útil? Não. Ao pensar que o consumo do bolo engorda, Joana pode tentar enganar a vontade de bolo com o consumo de outros alimentos, e eventualmente consumir o bolo mesmo assim, já que o único alimento que sacia a vontade de bolo é o próprio bolo. Esse consumo se dará com culpa e geralmente em pé, sozinha, em exagero. Mas e se mudássemos aos poucos essa crença? Ao que mais o consumo desse bolo está associado? A uma comemoração? Festa de aniversário? Momentos em família? A momentos com a avó que faz um bolo delicioso? 

Ao mudar a crença, através da mudança de pensamentos, podemos mudar o sentimento de culpa e substituí-lo aos poucos pelo prazer em comer, que está associado ao consumo de quantidades menores, com um contexto, satisfazendo uma vontade específica. 

Quais crenças você acredita que precisa mudar? 

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Agende sua consulta pelo Whatsapp (19) 99237-7761
Ou pelo link: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo/nutricionista/valinhos

Instagram: @nutrir.comportamentos

Comentários