A fome emocional é caracterizada pelo desejo urgente de comer mesmo na ausência da fome física (estômago geralmente está calmo e seu corpo não está lhe dando nenhum sinal de que você precise comer), geralmente relacionado à alimentos específicos, e é bem comum que a pessoa com fome emocional ande pela cozinha buscando algo que nem sabe o que é. Nesse contexto, utiliza-se a comida para lidar com alguma emoção.
O primeiro ponto ao perceber a fome emocional é identificar qual o sentimento daquele momento que levou a buscar a comida (ansiedade, tristeza, felicidade, tédio, raiva, medo, etc);
Saiba que não é preciso agir sobre cada sentimento ou estado de humor. Observe seu sentimento e o acolha.
Após identificar o sentimento, é importante refletir sobre o que você REALMENTE precisa naquele momento. Atividades que te distraiam daquele sensação ou que te confortem, podem ser realmente úteis.
É importante lembrar que não existe nenhuma atividade que funciona em todos os momentos e para todas as pessoas. Busque aquela que faça sentido para você naquele momento.
Algumas sugestões: Ouvir uma música relaxante, assistir a um filme, ler um bom livro, tomar um café com um amigo, meditação, atividade física prazerosa, tomar um banho relaxante, praticar algum hobby..
Reflexão: O que você pode fazer da próxima vez que perceber a fome emocional?
Marcela Gallo - CRN 3 55571
Comentários
Postar um comentário