Hoje gostaria de falar sobre o que mais preocupa a maioria das pessoas que buscam o nutricionista: o peso.
A primeira reflexão que irei trazer aqui é a de que o peso não é um comportamento. Ou seja, por mais que tenhamos muita vontade, não conseguimos diretamente modular o nosso corpo ou modificar nosso peso só pela força de nosso pensamento.
O peso corporal é controlado por um sistema cerebral muito complexo e está sujeito a influência de vários fatores. Uma das coisas que gostaria de destacar aqui é que o sistema nervoso sempre busca manter um peso corporal estável e enxerga a perda de peso rápida como um sinal de alerta.
Visando tudo isso trago uma proposta: A de focar em comportamentos que podem ser modificáveis, que estejam ao nosso alcance, e não no peso. Como por exemplo: incluir 2 frutas por dia, aumentar o consumo de água, comer com mais atenção, diminuir o consumo de gorduras e açúcares, aumentar atividade física, entre outros.
Essas sugestões citadas são comportamentos modificáveis e a mudança de comportamento pode sim levar a uma redução de peso para um nível saudável para você, mas lembre-se que você não consegue controlar o quanto de peso que perde ou ganha. Deixe isso para seu sistema nervoso. Foque nos seus hábitos e tenha mais saúde.
Marcela Gallo - CRN 3 55571
Comentários
Postar um comentário