Entendendo o comer transtornado




Apesar de não possuírem o diagnóstico de transtorno alimentar, cada dia mais aumenta o número de pessoas com comer transtornado. 

O comer transtornado é um distúrbio em que há uma relação ruim com a comida e o corpo. 

Alguns dos sinais desse distúrbio são: 

Preocupação excessiva com o peso e forma corporal, atividade física em excesso, perfeccionismo, comer de forma compulsiva (com muita culpa), fazer restrições drásticas de calorias, grupos alimentares ou consistências, realizar jejuns, ou até mesmo utilizar métodos purgativos (laxantes, diuréticos, esteroides, indução de vômitos). 

O comer transtornado pode se iniciar por um desejo de atingir um ideal de corpo, independente da saúde, e pode ser o gatilho para o surgimento de transtornos alimentares como anorexia, bulimia, transtorno da compulsão alimentar, etc. 

Mudança de comportamentos podem levar sim a um peso que seja mais saudável para você a longo prazo, porém, nem toda perda de peso se dá por uma mudança de comportamentos de forma saudável. 

Reflexão: Que tipo de comportamentos você ou as pessoas a sua volta utilizam para alcançar um ideal de peso? Será que esses comportamentos trazem uma boa ou má relação com a comida? Quais as possíveis consequências a longo prazo? 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571


Comentários