O contexto do consumo de uma salada pode não ser saudável



 No último post trouxe uma reflexão sobre o consumo de doces: será que realmente o mais importante é O QUE se come ou COMO esse consumo acontece? 

Da mesma forma que o consumo de doces pode ser saudável dependendo do contexto em que acontece, o consumo de uma salada pode não ser saudável, dependendo de como é consumida.

Se utilizamos a salada (ou qualquer outro alimento) como a chave para um emagrecimento rápido, excluindo de nossa alimentação outros grupos alimentares como carboidratos e proteínas, esse consumo se dá de forma não saudável. 

Da mesma forma, se a sua alimentação te priva de estar com outras pessoas e aproveitar de momentos sociais, esse contexto de consumo também não é saudável. 

Se você come algo que odeia simplesmente por achar que deve e nem pensa em mudar as formas de preparo ou ingredientes, esse consumo não é saudável. Muita gente acredita que a alface é sem graça por exemplo, mas muitas vezes, a única forma como já a consumiu foi pura e sem temperos (ou somente com sal). 

Defendo (e muito) o consumo de saladas, como importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais que prolongam a saciedade e trazem diversos benefícios para o nosso organismo. A salada pode estar presente em todas as suas refeições, mas preste atenção para que o contexto do consumo esteja saudável. 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571



Comentários