Gosto de utilizar a ferramenta Plano de Ação já na primeira consulta.
Mas antes mesmo da primeira consulta, já envio um questionário pré consulta para que possa conhecer um pouco mais da alimentação e comportamento alimentar do paciente que está buscando o acompanhamento nutricional.
Através desse questionário, identifico os principais desafios que teremos que trabalhar (tanto no momento das consultas quanto no período entre consultas) e na primeira consulta, mostro esses desafios ao paciente na ferramenta Plano de Ação.
Assim, vejo se os desafios que coloquei fazem sentido para ele(a) e em caso positivo, o paciente pode colocar cada um desses desafios em ordem de importância. Pensando no que ele(a) gostaria que fosse trabalhado primeiro, afinal, o desafio deve ser relevante para ele(a) naquele momento, certo?
Através dessa ferramenta, temos uma base do número de consultas que serão necessárias no acompanhamento e também os temas que iremos trabalhar no período entre as consultas.
Muitas vezes o próprio paciente já imerso em sua rotina e hábitos, não consegue perceber quais são os principais desafios para alcançar o seu objetivo, e quando consegue, pode não dispor das ferramentas necessárias para trabalhá-los.
Se formos parar para pensar, todo mundo sabe o que é uma alimentação saudável. Mas o papel do nutricionista atualmente é ser um agente da mudança de comportamento e acompanhar o paciente em cada passo do processo. Se você tem dúvida sobre os seus desafios para alcançar um objetivo, procure um nutricionista.
Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571
Comentários
Postar um comentário