A comida não é só "combustível"...


 

Muitas pessoas que tem uma relação conturbada com a comida tem pensamentos do tipo 8 ou 80. Por exemplo: Ou vou comer como forma de lidar com todas as minhas emoções, mesmo na ausência da fome física, ou vou considerar a comida apenas como "combustível" e só vou comer para sobreviver. 

Nenhum desses tipos de pensamentos é funcional. 

Para o ser humano, a comida é muito mais do que apenas os nutrientes que ela contém. Comer é uma forma de reunir as pessoas, de comemorar, de estar em família, de relembrar momentos da infância através de aromas, sabores e texturas..., de poder compartilhar algo que se fez com pessoas queridas.. Enfim. Comer é muito mais do que apenas se nutrir. Por isso, é muito difícil tentarmos colocar em prática esse "comer apenas para sobreviver" e nem devemos fazer isso, se o fizermos, estaremos criando uma relação ruim com a comida e até nos privando de momentos sociais. 

A dica desse post é sempre fazer tudo com atenção plena. Desde o momento de escolher o que comer em um evento social até as compras de mercado e as refeições em si. 

Esteja presente em todos os momentos que envolvem a comida. Exercite ou partilhe seus dotes culinários. Aprenda a entender os sinais de seu corpo e a se guiar por eles. Encontre outras formas de lidar com suas emoções que não seja a comida. E por fim, saiba que você pode comer de tudo, com atenção e prazer. 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571

Comentários