Emagrecer de forma rápida funciona?



 A maioria das pessoas que busca o acompanhamento nutricional tem o desejo de emagrecer de forma rápida, e veem as dietas restritivas como um meio para atingir esse objetivo. Aqui entram as dietas de muito baixa caloria, dietas de consistência líquida ou até dietas que restringem um grupo alimentar inteiro como os carboidratos ou gorduras.

Mas será que emagrecer de forma rápida realmente FUNCIONA?

DEPENDE. Se estivermos pensando em curto prazo, sim, funciona. Você pode optar por qualquer uma dessas dietas para perder peso de forma rápida. Mas gostaria de colocar duas questões aqui!

A primeira é em relação ao peso. O peso corporal é composto pela gordura, ossos, músculos, água, órgãos e tecidos. Ao optar por práticas que levam a perda de peso rápida, sabe-se que haverá perda de massa muscular e água também, e não somente perda de gordura. A perda de massa muscular não é nada benéfica à nossa saúde, e também significa que ao realizarmos a avaliação da composição corporal, o percentual de gordura provavelmente estará maior e o percentual de massa muscular estará menor, ou seja, considerando esse parâmetro, não estamos mais magros, e sim, mais gordos.

A segunda questão é em relação ao prazo. Quase ninguém consegue ficar seguindo um plano alimentar (mesmo que não seja um plano restritivo) por toda a vida. Por isso, vejo o trabalho do nutricionista como um processo de reeducação alimentar, ou seja, ensinar o paciente a fazer escolhas nutritivas e adquirir novos comportamentos que serão mantidos por toda a vida, independente de estar seguindo um plano alimentar ou não. Dessa forma, a perda de peso será gradual, mas será mantida a longo prazo, diferentemente da perda rápida causada só no período em que você está fazendo a dieta.

Ou seja, na maioria das vezes, emagrecer de forma rápida também leva a um reganho de peso de forma rápida, o famoso efeito sanfona que já foi tema de posts anteriores. Pense que se você não ganhou esse peso da noite para o dia, você também não irá perdê-lo nesse período.

Reflita: O que você escolhe? Modificar comportamentos para toda a vida de forma gradual ou seguir diferentes práticas para o emagrecimento que não são sustentáveis?

Marcela G. Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Atendimentos presenciais e online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Comentários