Não use o peso como indicador de sucesso do tratamento nutricional

 


Não use o peso como indicador de sucesso

Muitas pessoas costumam utilizar o peso como indicador de sucesso do acompanhamento nutricional, o que é bem problemático e pode ser desanimador.

Na psicologia e na fisioterapia, por exemplo, na maioria das vezes não se utilizam indicadores tão concretos de sucesso quanto o número da balança, por exemplo.

A melhora da disposição e diminuição das dores podem ser indicadores de sucesso da fisioterapia, por exemplo. Assim como lidar melhor com os problemas e se relacionar melhor com as outras pessoas, podem ser indicadores de sucesso da psicologia (tudo depende do objetivo inicial).

Na nutrição também temos esses indicadores: melhora da disposição e energia, mudança nos exames laboratoriais, percepção dos sinais de fome e saciedade, aprender a identificar e lidar com o comer emocional, aprender a como fazer escolhas alimentares, e a como comer etc.

E por mais que a maioria das pessoas tenha tido benefício na maioria dessas áreas, elas ainda não consideram sucesso se não houve (ou houve pouca) mudança de peso.

Não estou aqui romantizando a obesidade, como gostam de dizer para quem trabalha com a nutrição comportamental, e sim, focando em hábitos que podem ser mudados.

Não podemos escolher determinado número e de repente estar pesando x quilos. Mas podemos mudar COMPORTAMENTOS, e assim, a perda de peso, mesmo que mais lenta, virá como CONSEQUÊNCIA DA MUDANÇA.

O peso é só um parâmetro, mas não é indicador de nada. Não podemos inferir nada sobre os hábitos alimentares de alguém nos baseando no peso.

Não desistam de todas as suas conquistas apenas por conta de um número.

Marcela Gallo – Nutricionista – CRN 3 55571

Comentários