➡️Tente fazer suas refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar..) em horários semelhantes - sempre respeitando os sinais de fome e saciedade
➡️Coma devagar e com atenção a comida - evite outros pensamentos ou preocupações nesse momento! Desfrute daquilo que você está comendo!
➡️Evite fazer outra atividade - como usar o celular, computador ou assistir TV - enquanto come! Refeições consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e evitam que se coma mais do que o necessário!
➡️Os mecanismos do nosso corpo responsáveis pelas sensações de fome e saciedade são complexos, dependem de vários estímulos, e por isso, leva tempo para percebermos que já comemos o suficiente! Por esse motivo, é importante comer de forma pausada e com atenção!
➡️O ato de beliscar, por exemplo, é estimulado pela visão de determinado alimento, o que é ainda mais evidente ao se tratar de balas, guloseimas e outros alimentos ultraprocessados! E é muito fácil consumi-los sem perceber! Evite ter esses alimentos ao alcance da mão, seja em casa ou no trabalho. Uma boa opção para se ter sempre na bolsa, são nozes, frutas e castanhas!
➡️Além disso, o ato de mastigar mais vezes os alimentos, aumenta nossa concentração no ato de comer, fazendo com que haja maior atenção às texturas, cores e sabores!
➡️Outra dica é optar por uma salada, sopa ou caldo antes do prato principal. Isso concede ao nosso organismo tempo para que os alimentos sejam mais bem aproveitados e para que não se coma mais que o necessário 😉
Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista Comportamental e Terapeuta Floral – CRN 3 55571
Instagram: @nutrir.comportamentos
Comentários
Postar um comentário