Reflexões:
Você se vê da mesma maneira todos os dias?
Você é satisfeito(a) com seu corpo?
Quanto você investe de tempo e energia para mudá-lo?
O que é imagem corporal? É a figura que temos em nossas mentes das dimensões (tamanho e forma) do nosso corpo, ou seja, nossa percepção sobre nós mesmos, e os sentimentos associados a tais características e as partes que constituem nosso corpo;
Dados de insatisfação corporal no mundo – GENTA (Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares)
- 9 em cada 10 mulheres apresenta algum grau de insatisfação com a aparência;
-1 em cada 6 mulheres trocaria 5 anos de sua vida para atingir o que consideram seu peso ideal;
-O Brasil é um dos países que mais realiza cirurgias plásticas;
-Cerca de 65% das universitárias gostariam de ser mais magras, ainda que 48% apresentem peso normal;
Esses dados são super preocupantes e demonstram a influência da mídia (que nos bombardeia com imagens que alteram nossa percepção e satisfação) na busca das mulheres (principalmente) por aquilo que é considerado o corpo ideal. Esse corpo muitas vezes, é inatingível, até para as próprias modelos das fotos e foi fruto de muito photoshop e até de comportamentos disfuncionais como dietas hiper-restritivas e purgações.
Estratégias PODEROSAS para você fazer hoje mesmo:
Faça uma lista das pessoas que você admira e que contribuem em sua vida, comunidade, mundo. O quanto a aparência delas importa para seu sucesso e realização?
A cada vez que você se insulta, retruque com um elogio. Evite usar as palavras eu sou seguida de adjetivos depreciativos, principalmente frente ao espelho. Ao invés disso, use frases como: Eu sou amada, eu sou luz, eu sou paz, eu sou linda, eu sou inteligente.
Alimente-se de boas mídias: repense nas revistas, sites e perfis que você acessa e quais mensagens eles passam para você. Se for insatisfação corporal, jogue fora, dê unfollow terapêutico.
Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571
Comentários
Postar um comentário