Vamos começar esse post desconstruindo uma crença: dormir com fome não ajuda a emagrecer Esse é o segundo de uma série de posts que estou fazendo em relação as principais dificuldades e empecilhos para quem busca o emagrecimento. Uma delas é a qualidade do sono. Mas o que o sono tem a ver com a alimentação e com o tão sonhado emagrecimento?
Que dormir bem está associado ao bom funcionamento do cérebro não é novidade! Mas você sabia que uma boa noite de sono é essencial para regular nosso apetite? E que alguns alimentos podem auxiliar na produção da melatonina, o famoso hormônio do sono?
A melatonina é produzida a partir de um aminoácido (produto da digestão de proteínas) denominado triptofano.
Esse aminoácido é encontrado na banana, aveia, canela, maracujá (especialmente no chá), castanhas, chá de camomila e cidreira. Todas ótimas opções para serem consumidas antes de dormir. Que tal um cházinho de maracujá com canela ou um mingau de aveia com banana? Ou até uma banana com iogurte e aveia?
O famoso leite quente também nos ajuda a adormecer, principalmente se tiver um pouquinho de mel (cuidado para não exagerar);
Por outro lado, dormir com fome não ajuda ninguém a emagrecer, e pode até desregular nossa percepção de fome e saciedade. Assim como dormir muito cheio, logo após comer, pode causar insônia.
Tente dormir pelo menos 1 hora depois de sua última refeição (preferencialmente contendo alimentos ricos em triptofano)
Aqui também vão 3 dicas para a higiene do seu sono:
1. Só vá para cama se de fato sentir sono, e levante e vá ler um livro ou ouvir uma música relaxante se já estiver há mais de 20 minutos sem conseguir dormir;
2. Prefira ambientes completamente escuros, isso ajuda a produzir melatonina;
3. Pratique relaxamento antes de dormir, faça uma meditação.
Gostou das dicas?
#nutricaocomportamental #comportamento #valinhos #nutricionista #saúde
Comentários
Postar um comentário