Nutricionista pode trabalhar com comportamento alimentar?

 


Nutricionista pode trabalhar com comportamento alimentar?

Para quem tem aquela imagem do nutricionista como prescritor de dietas e a associa com os símbolos estereotipados de balança, maçã e fita métrica, pode parecer estranho pensar em comportamento.

É importante diferenciar o que é trabalho privativo do psicólogo. Não estou dizendo aqui que o nutricionista te ajudará a lidar com traumas de infância, depressão ou conflitos de relacionamento por exemplo. Nossa formação não é para isso. Para tratar essas questões você deve sim procurar um psicólogo.

Mas quando digo que o nutricionista pode trabalhar com mudança de comportamento, refiro-me a todos os aspectos que envolvem o comer e a alimentação.

Dentre elas: trabalhar o como comer, treinar a percepção dos sinais de fome e saciedade, entender os fatores que influenciam nas escolhas alimentares do indivíduo, e ajudá-lo a perceber se há influência das emoções na alimentação. E caso o paciente ou nutricionista, sintam que é necessário um auxílio mais profundo em questões emocionais, deve buscar o trabalho do psicólogo também.

O nutricionista pode te ajudar a construir uma boa relação com a comida utilizando de ferramentas para mudança de comportamento, que são muito mais eficazes do que apenas a prescrição de uma dieta.

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Comentários