A influência das mídias sociais tem se tornado cada vez mais presente. Alguns estudos mostram que basta alguns minutos olhando para um feed com corpos irreais nas redes sociais para aumentar a insatisfação corporal de homens e mulheres.
Mesmo sabendo que há uma grande chance das fotos em questão serem manipuladas, (e de que nem a pessoa que está nelas possua realmente aquele corpo), é muito comum nos compararmos com tais imagens, o que aumenta a insatisfação e o desejo de ter um corpo perfeito, musculoso e definido até entre adolescentes, principalmente as meninas.
É importante ressaltar aqui que é COMPLETAMENTE natural para a mulher ganhar massa gorda, especialmente nessa passagem da adolescência para a vida adulta, já que os hormônios femininos são sintetizados a partir da gordura. Assim como também é natural que, após a menopausa, o acúmulo de gordura abdominal seja maior.
O que você imagina que essa exposição a corpos não realistas faz a nossa saúde mental? E como impacta os comportamentos alimentares?
Diria que esse impacto é bem negativo. Provavelmente está associado a comportamentos disfuncionais e uma relação ruim com a comida.
Gosto muito de uma frase da Nutricionista Sophie Deram que diz que "o nosso corpo não é massinha de modelar", não podemos moldá-lo da maneira como desejamos, assim como não podemos "escolher" o nosso peso ou percentual de gordura, por exemplo.
O que você acha de fazer um unfollow terapêutico em perfis que não te agregam e passam imagens realistas sobre saúde, imagem corporal e alimentação?
Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571
Comentários
Postar um comentário