"Seu corpo não é massinha de modelar" - Sophie Deram



Revistas, sites e redes sociais querem nos passar a impressão de que é fácil moldarmos nosso corpo: aumentando massa magra (e definindo barriga, glúteos, pernas, braços etc), diminuindo gordura naquelas regiões mais incômodas e até prometendo metas de peso (alguns exemplos: "perca 10 kg em 1 semana", "seque sua barriga com esse dieta", "veja a alimentação que a famosa x tem para se manter em forma", "tenha um corpo definido o  verão", etc). 
 
As dietas e métodos se tornam cada vez mais restritivos e impossíveis de serem seguidos a longo prazo, e o mais impressionante é que a culpa sempre recai sobre as pessoas que não conseguiram seguir o que foi proposto e nunca sobre a dieta milagrosa, que é em si programada para falhar para a maioria das pessoas. 

Trago aqui o que para muita gente pode ser uma grande revelação: Você não consegue escolher o número que vai aparecer ao subir na balança, não consegue simplesmente acordar um dia e decidir "a partir de hoje vou pesar 60 kg". 

O peso e a composição corporal são controlados de forma meticulosa pelo nosso sistema nervoso, que enxerga a perda de peso rápida como ameaça e faz de tudo para revertê-la. É o sistema nervoso que faz o controle dos hormônios da fome e saciedade, e não podemos esquecer das áreas cerebrais relacionadas ao prazer em comer. Não comemos só para sobreviver, isso seria desconsiderar tantos aspectos alimentares...

Saiba que o que você pode controlar são os seus comportamentos alimentares: consumo de frutas, verduras, legumes, água, atividade física, etc. Pare de tentar moldar e controlar algo sobre o qual você não tem controle e comece a mudar, aos poucos, aquilo que você consegue mudar. Lembre-se: seu corpo não é massinha de modelar, você não pode moldá-lo. Através de novos comportamentos, seu peso eventualmente irá estabilizar em um peso saudável para você de acordo com sua genética e rotina. 

Marcela Gallo - CRN 3 55571





Comentários