"Comer não é uma equação matemática"


 A cada dia surge uma nova dieta que traz a noção de que devemos comer exatamente x calorias ou x gramas de cada alimento, como se o organismo fosse uma máquina e a comida fosse seu combustível. 

Infelizmente (ou felizmente!) não é assim que funciona. 

Quando falamos em comida, não falamos somente em nutrição (a ação dos nutrientes em diversos sistemas do corpo) mas falamos também sobre com quem se come, onde se come, fracionamento, compartilhar a comida com quem se gosta, emoções, prazer etc. 

NÃO HÁ UM JEITO CERTO E ÚNICO DE COMER!

 A fome é diferente em dias de festa, dias em que se come sozinho, dias em que perdemos o apetite, dias chatos ou tediosos, dias de indulgência...

O objetivo do nutricionista atualmente não pode mais ser somente entregar uma dieta com contagem de calorias como se desvaloriza-se todos esses outros jeitos de comer. 

A reeducação alimentar visa estabelecer metas para melhorar a qualidade da alimentação, de forma não impositiva, em que o respeito às sensações internas de fome e saciedade seja essencial. 

Da próxima vez em que você pensar em começar uma dieta restritiva, pense sobre todos os outros fatores que envolvem o comer. Será mesmo que daria para desconsiderá-los? 

Lembre-se sempre: Comer não é equação matemática. 


Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571


Comentários