Escolhas alimentares são moldadas pelo social...




Atualmente, alguns estudos foram publicados a respeito dos fatores que influenciam as escolhas alimentares. 
Esses fatores vão muito além da fome física ou da sensação de saciedade. 
As escolhas alimentares podem ser influenciadas por aqueles com quem o indivíduo convive ou de quem consome informações. 
As pessoas podem ter determinados grupos de referência que ditam ou não o que é adequado consumir. Ex: blogueiras fitness podem falar que não é ideal consumir carboidratos. 
Assim, a mentalidade de todos que seguem determinados perfis é de que é necessário viver em dieta, em guerra com o próprio corpo, focando somente no peso, enfim... Isso faz com que as pessoas façam suas escolhas alimentares pautadas naquilo que será aprovado pelo grupo, mesmo que isso seja prejudicial à sua própria saúde, como por exemplo, excluir frutas da alimentação, simplesmente por conterem carboidratos. 
Esse é um dos exemplos de como o social pode moldar aquilo que escolhemos consumir. 

Por isso, nesse post, gostaria de te convidar a fazer um unfollow terapêutico em todos os perfis que você acredita que não te acrescentam. Como por exemplo: perfis de dietas restritivas, perfis de exposição excessiva a corpos perfeitos, perfis que tem essa mentalidade de dieta com alimentos permitidos e proibidos ou até mesmo perfis que te façam sentir mal com seu próprio corpo. 

Se você tem dúvidas de como fazer escolhas nutritivas que se encaixem em sua rotina ou ainda, se gostaria de conhecer um pouco mais sobre os fatores que influenciam nas escolhas alimentares, procure um nutricionista. 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571

Comentários