Mais temperos, por favor!

     


    Além de dar vida às receitas, os temperos tem diversas propriedades benéficas a nossa saúde. Hoje gostaria de trazer um pouco sobre os principais temperos presentes em nossa culinária e seus respectivos benefícios. 

Alho: O alho ajuda a diminuir as inflamações e a combater vírus, fungos e bactérias, por isso, é muito útil no combate a resfriado e a doenças infecciosas. Além disso, esse tempero ajuda a diminuir a pressão arterial. Mas atenção: evite utilizá-lo caso esteja em tratamento anticoagulante. O ideal é que ele seja consumido cru (para evitar o famoso bafo, associe o consumo com pimenta calabresa) e que você não extraia a raiz de dentro que causa o ardor. 

Cebola: A cebola ajuda a reforçar o sistema muscular e diminuir a pressão arterial. É rica em vitamina B1, B2 e B6, tem propriedades analgésicas e antivirais, pode diminuir a formação de cáries, diminui os sintomas da asma, além de diminuir o risco de problemas no coração e diabetes. Por fim, a parte interior da cebola também estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino. 

Gengibre: Esse potente tempero é rico em nutrientes como:  cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio. As suas propriedades são anti-inflamatórias e analgésicas, além de melhorar a digestão e aliviar sintomas de náuseas e gases. Mas atenção: 4 colheres de chá de gengibre ao dia são suficientes. Quantidades excessivas podem desregular o ciclo menstrual e prejudicar o estômago. 

Canela: Esse tempero auxilia no controle da glicemia (açúcar no sangue) e na diminuição da resistência à insulina. Uma dica interessante é adicionar a canela em pratos com alto teor de carboidratos como arroz, pães e doces. Esse tempero irá diminuir a velocidade de esvaziamento do estômago e dessa forma controlar a glicemia. Além disso, esse potente tempero é antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, fonte de ferro, magnésio, cálcio e fibras. Atua no combate a gastrite, cistite e dores de garganta. 

Quer saber mais sobre os temperos? Não perca o próximo post! 

Adaptado de: Revista dos Vegetarianos, 2015

Marcela Gallo - CRN 3 55571




Comentários