Fuja do "já que"

 


No post anterior, trouxe um pouco sobre os motivos pelos quais não devemos fazer despedidas dos alimentos que gostamos dentro de um processo de reeducação alimentar. 

Quando consideramos que não podemos consumir determinados alimentos e esse consumo eventualmente ocorre, é natural que apareça um pensamento do tipo "já que...". 

Já que comi um pedaço do bolo de chocolate, que "não podia", vou aproveitar e comer tudo aquilo que não posso e me proibi durante todo esse tempo, afinal, é "só hoje", "amanhã volto para a dieta". 

Quem nunca teve esse tipo de pensamento, não é? 

O pensamento do tipo "já que" se dá por uma restrição auto-imposta. A partir do momento que consideramos todos os alimentos neutros do ponto de vista emocional, é absolutamente normal comer um pedaço de bolo de chocolate aproveitando o momento durante uma festa de aniversário. Assim como é absolutamente normal consumir uma salada deliciosa na próxima refeição. 

Ao começar a encarar os alimentos de forma mais neutra, natural e até saudável, paramos de pensar que só porque comemos determinado alimento, isso necessariamente tem que desencadear uma cadeia de eventos em que se passa um dia inteiro consumindo alimentos altamente calóricos como forma de despedida. Você verá que isso é absolutamente desnecessário. 

Que tal mudarmos o pensamento "já que" para um pensamento mais funcional?

Lembre-se: TODOS os alimentos fazem parte de uma alimentação EQUILIBRADA .

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571



Comentários