Dicas para não exagerar nas Festas de Fim de Ano

 


Em busca do corpo perfeito para o verão, muitas pessoas começam a fazer restrições alimentares em agosto ou setembro, na maioria das vezes sem o auxílio profissional adequado, e em dezembro querem consumir tudo aquilo que restringiram e mais um pouco.

Entenda que a restrição leva a compulsão, isso é normal e é fisiológico.

A 1º dica para não exagerar é não se restringir. Isso mesmo. Não estou falando aqui sobre comer uma grande quantidade de comida o tempo todo, mas sobre não considerar alimentos como “proibidos” dentro de sua alimentação. Toda vez que fazemos isso, o desejo pelo alimento aumenta. Saiba que você pode sim consumir o panetone que tanto ama. Se essa for uma escolha consciente. Se você consumir esse alimento com atenção plena, saboreando cada pedacinho. Se você perceber que não precisa comer tudo hoje pois terá mais esperando para você amanhã.

A 2º dica é lembrar que suas comidas favoritas da época de festa existem o ano todo. Você não precisa exagerar agora, essas comidas não vão simplesmente sumir dos supermercados assim que o ano acabar. Tenha calma. Respeite suas vontades.

A 3º dica está relacionada a refletir sobre suas vontades, muitas vezes, você irá recusar um pedaço do doce que tanto ama ao aprender a ouvir seu corpo e perceber que não era bem aquilo que você queria naquele momento. Ou vai recusar pois simplesmente não estava com fome. E tudo bem.

A 4º dica está relacionada ao comer sentado(a) à mesa e em companhia. Ao sentar-se à mesa, tomamos a decisão consciente de comer, ou seja, estamos mais atentos a tudo que colocamos na boca. Ao comer em companhia, comemos mais devagar, descansamos os talheres e aproveitamos o momento, sendo mais fácil perceber a saciedade.

A 5º dica é não esperar que uma dieta milagrosa no início do ano compense todos os exageros que você cometeu nas últimas semanas. Nenhuma dieta tem esse poder. Lembre-se que nosso corpo não responde bem à restrição.  Afinal, se alguma dieta tivesse dado certo, você não precisaria se submeter a uma nova todo ano, não é mesmo?

Espero que tenha gostado das dicas!

Boas festas!

Marcela Gallo Oliveira – CRN 3 55571

Comentários