Ponte dos objetivos: ferramentas comportamentais



 Irei começar uma série de posts com o objetivo de mostrar algumas ferramentas utilizadas no atendimento nutricional com abordagem comportamental.

A primeira ferramenta que trouxe por aqui é a “Ponte dos Objetivos”. Geralmente, quando se pergunta “qual seu objetivo?” na consulta de nutrição a resposta é algo como “emagrecer”, “perder peso”, “perder gordura”, “ganhar massa magra”.

Porém, a reflexão que trago aqui hoje é que esse não é o que você deseja de verdade. “Mas como assim, nutri?” O emagrecimento é como se fosse uma ponte, um caminho, que irá te auxiliar a chegar de um estado atual para um estado desejado.

Vamos refletir um pouco sobre o seu estado atual? Como você se sente hoje? Algumas das respostas poderiam ser “estressado(a)”, “desanimado(a)”, “com baixa autoestima”, “sem energia”, “cansado(a)”, “deprimido(a)”. Ao identificar esses sentimentos, você estará identificando seu estado atual, ou seja, onde você está hoje.

A partir disso, você poderá identificar o seu estado desejado, ou seja, onde você quer chegar. Alguns exemplos poderiam ser: “quero me sentir bonito(a), melhorar minha autoestima”, “quero ter disposição para melhorar meu desempenho no trabalho”, “quero ter mais energia para brincar com meu filho(a)”, “quero usar algumas roupas que já não me servem mais”, “quero deixar de tomar remédios para pressão/ colesterol”, etc;

Também é importante pensar quem irá te auxiliar a alcançar esse resultado? Quais são seus pontos fortes? Quais as facilidades do ambiente em que você vive?

Reflita sobre essas questões…

Marcela G Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Consultas presenciais e online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/campinas

Comentários