Como é meu atendimento?

 

Como é o meu atendimento?

Ao contrário da nutrição tradicional, que geralmente faz algumas perguntas sobre o estilo de vida e prescreve uma dieta rigorosa a ser seguida, a nutrição comportamental é uma abordagem da nutrição que trabalha a mudança de comportamento, tentando entender a forma como comemos e a nossa relação com a comida, que é tão importante quanto o que comemos.

Nesse processo, o nutricionista é um facilitador da mudança, que encoraja possibilidades e foca no que está certo, descobrindo respostas e aprendendo com o paciente, "o nutricionista coloca o paciente no comando do carro, e senta no banco do passageiro para viajarem juntos" (Wellness coach, 2013).

 Já antes do atendimento em si, envio um questionário para conhecer um pouco o paciente, seus hábitos, queixas, histórico de dietas e percepções gerais. Através desse questionário, preparo a consulta de forma individualizada, colocando alguns temas para discutirmos tanto nas consultas quanto no período entre consultas (uma vez na semana envio materiais relacionados a algum desses temas para mantermos o contato e motivação).

Nas primeiras consultas conversamos um pouco sobre sua alimentação e sobre a nutrição comportamental, montamos o plano alimentar em conjunto, se desejado, respeitando as particularidades de sua rotina e hábitos. Além disso, conversamos sobre seus principais desafios em relação a alimentação e mudança de comportamento, que serão trabalhados tanto no período das consultas quanto entre as consultas. Na primeira consulta é proposto o diário alimentar e são apresentados os programas de atendimento. Podemos também realizar a avaliação da composição corporal através da balança de bioimpedância.

Nas consultas de retorno iremos trabalhando cada um de seus desafios para alcançar seu objetivo, indo muito além do enfoque em nutrientes e considerando aspectos sociais, culturais e psicológicos da alimentação através de ferramentas individualizadas. Dentre os temas trabalhados estão a reconexão com os sinais de fome e saciedade, leitura de rótulos, identificar diferentes tipos de fome, conhecendo o guia alimentar, comer intuitivo, etc.

Se você busca a mudança de comportamento alimentar, mas está cansado(a) de realizar dietas restritivas sem sucesso, a nutrição comportamental pode ser para você.

Agende sua consulta pela Doctoraliaou pelo Whatsapp (19)99237-7761.

https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo/nutricionista/valinhos 

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

 


Comentários