Fazer dieta desregula o apetite (e pode levar ao ganho de peso!)


➡️A regulação do peso corporal é um processo muito complexo realizado pelo nosso cérebro! Fatores hormonais, genéticos, psicológicos, estilo de vida e a composição da microbiota intestinal podem afetar nosso peso. 


➡️Você já tentou ficar sem respirar por alguns segundos? Percebe que é impossível ficar sem ar por muito tempo, até que nosso corpo nos obrigue a respirar novamente?

A mesma coisa acontece quando nos submetemos a dietas restritivas! A restrição atinge o mecanismo de sobrevivência do corpo, aumentando o estresse do cérebro. 


➡️Nesse estresse, o cérebro expressa mais genes relacionados com o ARMAZENAMENTO de GORDURA! Já que entende a privação como perigo.

O cérebro primitivo (do período em que havia escassez de alimentos) enxerga a gordura como uma fonte de proteção, e a magreza como algo não desejado. 


➡️Fazer dieta aumenta o apetite, diminui o metabolismo e faz seu corpo ficar ainda mais obcecado por comida!

Alguns hormônios (como a leptina, peptídeo yy, colecistoquinina, insulina) responsáveis pela saciedade na regulação do apetite, são diminuídos! E os hormônios relacionados com o aumento do apetite são mais expressados.

Tudo isso após um período de privação! ⚠️


➡️Essas dietas podem até funcionar por um curto período, mas fracassam no futuro! Não por falta de disciplina, mas por um mecanismo biológico! Mesmo após um ano da prática de uma dieta restritiva os níveis de leptina, insulina e a regulação do apetite continuam alterados! 


➡️Fazer dieta muda a relação com a comida, e leva a perda da noção dos sinais de fome e saciedade! Inclusive, pode induzir o ganho de peso, independente de fatores genéticos ⚠️


➡️Quer melhorar a qualidade de sua alimentação sem dietas?

Agende sua consulta pelo Whatsapp (19) 99237-7761
Ou diretamente pela Agenda Google 

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Instagram: @nutir.comportamentos 


Comentários