Será que o açúcar e gordura são os grandes "vilões" da dieta?

 


➡️ Informações sobre saúde, dieta e emagrecimento têm se tornado cada vez mais difundidas! Os alimentos tem sido classificados como "milagrosos" ou "proibidos".

➡️Não gosto de considerar nenhum alimento como lixo, proibido ou veneno. Afinal, até os alimentos industrializados são comestíveis, devendo ser reduzidos sem terrorismo, numa alimentação que tem como base alimentos in natura, e não, completamente excluídos! A qualidade da alimentação deve ser privilegiada!

➡️Mas você já parou para pensar que alimentos que nos trazem sensação de prazer são aqueles ricos em gordura e açúcar? Essa é uma adaptação do nosso cérebro, pois nos tempos mais remotos, era bem difícil conseguir alimentos ricos em açúcar e gordura, que são os que nos dão energia rápida (bem diferente de hoje em dia, não é mesmo?) Hoje se sabe que o cérebro tem receptores de recompensa para açúcar e gordura, e que seu consumo gera sensação de prazer!


➡️Porém, esses receptores também são ativados com outras atividades, como exercícios, música, etc. O tão querido chocolate é um alimento que oferece altas quantidades tanto de açúcar quanto de gordura! 🍫


➡️Seria certo demonizar os alimentos ricos em gordura? Pesquisas demonstram que as dietas pobres em lipídios geralmente são ricas em carboidratos (açúcares, farinhas e xaropes), e vice versa! Preste atenção na quantidade de açúcar dos alimentos light e na quantidade de gordura nos alimentos diet! ⚠️


➡️Nem o açúcar, nem a gordura EM MODERAÇÃO são inimigos! O consumo moderado de alimentos como chocolate praticando o mindful eating, torna o comer prazeroso, sem culpa e sem exageros. 


➡️Nutrição não é uma ciência exata! Diga não ao terrorismo e pratique o equilíbrio! 


Fonte: O peso das dietas @sophiederam.br


Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Agende sua consulta pelo Whatsapp (19) 99237-7761 

Ou pelo link: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo/nutricionista/valinhos

Instagram: @nutir.comportamentos 











Comentários