O contexto do consumo de um doce pode ser saudável




"
Sabe, nutri, meu problema é o doce. Sei que não é saudável consumir açúcar e gostaria de cortá-lo de minha alimentação". 

Essa fala é mais comum do que se imagina, principalmente vinda de quem deseja emagrecer. 

Hoje gostaria de falar sobre algo que é mais importante do que "o que se come", o contexto no qual fazemos esse consumo. 

Irei convidá-los a imaginar 2 cenários: 

Vamos supor em nosso cenário 1 que o consumo de um docinho aconteça em um momento após o almoço, em pequena quantidade, sentado(a) à mesa, aproveitando cada pedacinho e estando realmente presente no momento. Esse é um contexto saudável do consumo de doces, Assim como comer um brigadeiro em uma festa de aniversário também é um consumo saudável, já que faz parte daquele contexto. 

No cenário 2 o consumo de doces acontece de forma rápida por conta da culpa em consumir um alimento "proibido". Geralmente acontece em pé (ou durante outra atividade como trabalho), sem nem prestar atenção no gosto do alimento. As quantidades consumidas são grandes. O desejo é que aquele alimento ajude a amenizar a ansiedade, tristeza, frustração, raiva, etc. Esse contexto do consumo de doces não é saudável e deve ser trabalhado em consultas de nutrição, psicologia, etc. 

Entende que o problema em si não é  tanto O QUE se come, mas COMO esse consumo acontece? 

Perceba qual é o contexto do consumo de doces (ou outros alimentos) que mais se assemelha ao seu consumo atual. Como você pode melhorá-lo? 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571


Comentários