Não desenvolva uma relação conturbada com a comida

 



O termo ortorexia foi criado pelo médico americano Steven Bratman autor do livro Healthy Food Junkies ("Viciados em Comida Saudável"). 

A ortorexia é um distúrbio do comportamento alimentar (ainda não é reconhecida como transtorno alimentar) caracterizada pela obsessão pela alimentação dita "saudável". O indivíduo com esse distúrbio passa em média 3 horas por dia ou mais preparando a sua comida, pesquisando sobre comida, verificando rótulos, etc. Todos os alimentos que não se encaixam em sua concepção de "saudável" são excluídos de sua dieta. Muitas vezes, esse indivíduo deixa de sair ou de comer alimentos preparados por outras pessoas, por pensar que podem conter ingredientes "impuros" ou "não saudáveis" (como sódio, gorduras, conservantes, açúcares, etc).

Ao excluir grupos alimentares (como carboidratos e gorduras) da alimentação, corre-se o risco de desenvolver deficiências nutricionais sérias, afinal, os carboidratos são a principal fonte de energia do sistema nervoso enquanto que as gorduras são necessárias para diversas funções metabólicas e devem ser consumidas de forma equilibrada. 

A alimentação deve ocupar um espaço importante em nossas vidas, já que ela é a chave para uma vida mais saudável, porém, a obsessão por uma alimentação "correta" pode fazer com que menosprezemos a saúde mental. Ou seja, a alimentação é uma das áreas de nossa vida e merece atenção, mas não se esqueça de que ela não é a única. Nem 8, nem 80. O equilíbrio é tudo. 

Reflita: Qual a importância da alimentação em sua vida?

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571

 


Comentários