Seu cérebro não entende que você quer emagrecer quando você para de comer



 No post anterior trouxe alguns dos motivos pelos quais dietas de restrição não funcionam a longo prazo. 

O principal diz respeito a nossa fisiologia: o sistema nervoso não entende o emagrecimento rápido como algo bom ou desejável, principalmente se for devido a restrição de calorias. 

Quando acontece uma restrição alimentar intensa, o cérebro imediatamente emite um sinal de perigo, ele não entende que essa restrição é auto-imposta e tem o objetivo de perder peso. Ao contrário: faz de tudo para nos proteger de uma possível desnutrição. 

Entre os mecanismos utilizados para esse fim estão: o aumento do apetite, o aumento da obsessão por alimentos que conferem mais energia como carboidratos refinados e açúcares, e a longo prazo, a desaceleração do metabolismo, conforme visto no post anterior. 

É absolutamente normal não conseguirmos nos manter em uma dieta restritiva a longo prazo, afinal, nosso cérebro faz de tudo para que voltemos a nos alimentar normalmente. Não tem nada a ver com falta de foco, força ou fé. 

Você não fracassou, o seu organismo que não foi feito para passar por uma dieta restritiva. 

Pensando nisso, que tal iniciar um processo de reeducação alimentar baseado na reconexão com os seus sinais internos e com um olhar novo e curioso a respeito da alimentação?

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571



Comentários