Há sempre um pensamento que precede o ato de comer. Qual é o seu?



     Uma psicóloga americana chamada Judith Beck conhecida por seu trabalho em Terapia Cognitiva trabalha muitos anos com pacientes que buscam o emagrecimento. 

Em seu livro "Pense Magro" aborda um pouco sobre a relação dos pensamentos e comida. 

Em uma das passagens explica que há sempre um pensamento que precede o ato de comer, mesmo que não nos demos conta. 

Pense comigo: abrir um pacote de bolacha e levá-la a boca não é um ato automático, não é mesmo? Há um pensamento que antecede esse ato. 

Os pensamentos que nos distanciam do nosso objetivo são chamados de pensamentos sabotadores, e os que nos aproximam de nosso objetivo são os pensamentos funcionais. 

 

Alguns dos pensamentos sabotadores começam muitas vezes com:

 

“Eu sei que não devo comer isso, mas tudo bem, porque...”

“...tive um dia difícil...

...é uma comemoração...

...irá tudo para o lixo...

...eu quero tanto...

...não irá fazer diferença...”

 

Após um episódio de exagero, aparecem os pensamentos sabotadores que minam sua autoconfiança

 “Foi terrível ter comido isso, sou tão fraco(a). Nunca vou conseguir emagrecer”;

“Eu tenho que fazer tudo perfeito o tempo todo”

“Isso é terrível, nunca vai dar certo, devo desistir agora”

 Na abordagem comportamental, conseguimos identificar esses pensamentos disfuncionais e também as crenças relacionadas a eles, modificando-os para aumentar a motivação. 

Marcela Gallo Oliveira - Nutricionista - CRN 3 55571



Comentários