Exagerei no Natal! E agora?



 Para quem ainda tem a mentalidade de dieta (ou seja, a visão restritiva da alimentação) é mais fácil comer de forma exagerada nas festas de final de ano, afinal, o pensamento de “hoje eu me permito comer tal coisa” ou “hoje eu mereço”, pode aparecer com frequência para quem faz dieta restritiva.

🎄A ideia é comer tudo o que não se permitiu comer o ano todo, em uma única semana (o período entre Natal e Ano Novo). Esse comer muitas vezes é rápido, sem prazer e repleto de culpa, por ter comido além do planejado.

🎅Se isso aconteceu com você nesse Natal, o primeiro passo é não se culpar, afinal, a mentalidade de dieta está cada vez mais presente nas mídias, e somos constantemente levados a acreditar que a próxima dieta x do momento é a que nos levará finalmente à perda de peso.

🎄Trago também uma boa notícia: quando o exagero acontece de forma eventual, nosso corpo tende a aumentar o gasto de calorias naquele dia, visando manter um peso corporal mais estável. Lembrando que isso só acontece quando o exagero não é frequente.

🎅Dicas para começar a construir uma boa relação com a comida pós episódio de exagero:

🎄Hidrate-se bem: tome bastante água, água aromatizada, chás, água de coco, enfim, o importante é manter a hidratação

Não entre em uma nova dieta maluca que você não conseguirá manter

🎅Retome (caso tenha parado) uma prática de atividade física prazerosa

🎄Saiba que você não precisa deixar de comer panetone, mas mesmo assim comer frutas, por exemplo. Assim como querer comer o tender, não quer dizer que no seu prato não possa ter legumes, equilíbrio é tudo!

Evite se pesar nessa semana de festas, quando comemos um pouco a mais que o normal ou comidas muito diferentes do habitual, o peso tende a flutuar um pouco e isso é normal, e está associado mais ao nível de água do seu corpo do que a ganho de gordura.

Não se proíba de consumir o que gosta, mas o faça com atenção plena, resgatando o prazer em comer

Gostou das dicas? Compartilhe com alguém que precisa saber disso.

Comentários