A importância do exame de bioimpedância


 

O exame de bioimpedância mede a composição corporal completa, consiste em uma avaliação da distribuição do peso, informando quantos quilos daquela pessoa são gordura, massa muscular, densidade óssea e água, por exemplo.

A bioimpedância é feita com auxílio de balanças especiais, que contém placas de metal responsáveis por conduzir uma corrente elétrica fraca, que atravessa o corpo.

Durante a bioimpedância, uma corrente elétrica leve passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente passa facilmente pela água e, por isso, tecidos mais hidratados, como músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos têm pouca água, dificultando a passagem da corrente elétrica.

Assim, a diferença entre a resistência da gordura e dos ossos à corrente elétrica, e a velocidade com que ela passa nos músculos, permite que a balança calcule o valor da quantidade de massa magra, gordura e água (fonte:  Tua Saúde).

Por depender do nível de hidratação do organismo, alguns fatores podem alterar os resultados da bioimpedância, devendo ser feita uma preparação antes do exame (quando é possível).

Para um resultado mais confiável das medições de bioimpedância, seguem algumas orientações:

           Quando possível, estar em jejum há pelo menos 4 horas antes do exame; 

           Estar bem hidratado(a)

           Estar em abstinência alcóolica por 24 a 48 h antes do exame;

           Evitar o consumo de cafeína 24 h antes do exame (café, chá mate, chá preto, refrigerante a base de cola);

           Não praticar atividade física intensa 24 horas antes de medição (caminhadas e exercícios leves são permitidos);

           Para mulheres, recomenda-se estar fora do período menstrual;

           Contraindicação absoluta para realização do exame: portadores de marca passo e gestantes;

Quando não for possível algum desses pontos, é sugerido que a pessoa esteja nas mesmas condições nas próximas vezes que for realizar o exame. Ex: Se não é possível ficar em jejum, e a pessoa realizou o café da manhã, é recomendado que nas próximas vezes também o faça.

A avaliação da composição corporal é um dos parâmetros analisados durante o atendimento. Hoje sabemos que a simples aferição do peso não nos diz nada sobre a saúde de alguém. Afinal, o aumento de massa magra pode causar aumento do peso em balança, mas isso não significa que a pessoa engordou. Portanto, o IMC de forma isolada também não nos diz muita coisa.

A bioimpedância nos permite avaliar também a compleição óssea, ou seja, o tipo corporal de cada pessoa, o nível de hidratação (através do percentual de água) e o percentual de gordura.

Ofereço o exame de bioimpedância de forma complementar ao atendimento ou de forma isolada, entre em contato pelo link da bio ou whatsapp (19)99237-7761.

 


Comentários