A permissão incondicional para comer é protetora contra o “efeito já que”

 


O efeito “já que” é bem conhecido para quem faz dietas restritivas. Geralmente acontece durante a proibição de um alimento ou grupos alimentares. Como nosso cérebro não entende a restrição como algo positivo, tende a aumentar a sensação de fome e o desejo pelos alimentos proibidos. Quando finalmente nos permitimos comer o que foi restrito, pode aparecer o efeito já que. “Já que comi tal coisa, vou sair da dieta e comer somente alimentos proibidos até segunda feira, para então, iniciar nova restrição”. Parece familiar?

Você sabia que um dos princípios do Comer Intuitivo, que busca trazer uma boa relação com a comida através da reconexão com os sinais internos, a Permissão Incondicional para Comer, pode ser protetora contra esse efeito?

Não entenda esse princípio como “comer tudo o que quiser a qualquer hora e a qualquer momento”, mas sim como uma permissão para que todos os alimentos façam parte da sua rotina de uma maneira neutra, sem proibições, mas também sem exageros. Se o proibido é mais gostoso, aquilo que não é proibido, eventualmente perde a graça e nos permite construir uma boa relação com a comida.

Créditos: Instituto de Nutrição Comportamental

Marcela Gallo Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571


Comentários