Reflexão: Como eu vejo a comida?

 


Reflexão: Como eu vejo a comida?

Você já parou para refletir sobre como vê a comida?

O que o ato de comer representa para você?

Algumas das falas muito comuns no consultório do nutricionista é: “Eu não deveria ter comido isso” ou “eu não precisava ter comido aquilo”. Mas você já pensou que se formos transferir essa reflexão para outros aspectos da vida como: “Eu precisava ter comprado essa roupa nova? Ou eu precisava ter assistido outro episódio dessa série hoje? Muitas vezes a resposta também será não. Algumas coisas não fazemos por efetivamente ter o dever de fazer, e sim, pelo prazer.

 Nesses momentos, se esquece de que a comida também é prazerosa, é motivo de união, uma forma de partilhar. Não estou dizendo aqui que o ideal é sempre sair da mesa se sentindo estufado(a) ou ter a percepção de que comeu demais na maioria das refeições. Porém, é interessante refletir que tudo bem comer um pouco a mais porque a comida estava mais gostosa, ou até escolher um alimento simplesmente para respeitar uma vontade. Assim como tudo bem comer um pouco a menos do que gostaria em outras situações.

A percepção que devemos ter é se a comida ocupa um lugar de fuga de algum tipo de sentimento, ou mesmo se ocupa um lugar de muito destaque no dia. Quanto tempo do seu dia você passa pensando em comida? Ou em algum alimento que se proibiu comer?  

Em uma construção de uma relação mais saudável com a comida, esta deve ocupar um lugar mais neutro. Aparecer sim como uma fonte de prazer, mas não a única. Os papeis que pode (e deve) ocupar incluem: nutrição, acolhimento, comemoração, entre tantos outros.

Você já parou para pensar nos papéis que a comida ocupa em sua vida?

Marcela Gallo – Nutricionista – CRN 3 55571

Comentários