Qual o contexto em que você pratica atividade física?

  


Nos últimos posts abordei como, dependendo do contexto, o consumo de doces pode ser saudável, assim como o consumo de saladas pode estar acontecendo de forma não saudável. Dê uma olhadinha lá e veja que COMO comemos é super importante em um processo de reeducação alimentar. 

Hoje gostaria de trazer um pouco sobre o contexto da prática de atividade física, tão essencial para uma vida mais saudável. 

Sempre oriento meus pacientes que ao escolher algum exercício físico procurem algo que gostem, que realmente traga prazer e satisfação. O objetivo da prática não deve ser alcançar um ideal de corpo x, ou uma tortura que leve a uma fala de "o de hoje está pago". Ou até uma forma de "compensar" as calorias consumidas (característica tão marcante nos transtornos alimentares). 

Alcançar um corpo mais saudável irá acontecer sim, de forma gradual, mas não é o objetivo principal. Uma vez vi uma frase na internet com a qual me identifiquei muito "Não faça atividade física porque você odeia o seu corpo e sim porque você o ama". 

O contexto da prática de atividade física deve ser pautado em saúde, em fazer o que se gosta, na satisfação que aquela atividade traz e como uma das formas de autocuidado. 

Lembre-se que se a única motivação para a prática for um ideal de corpo x (que pode até ser impossível para você) você deixará de praticar qualquer atividade se não atingir os resultados esperados. Ao passo de que se a motivação for realmente a atividade em si e seus benefícios, ela se tornará parte de sua vida. 

O que te motiva a fazer atividade física? 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571

Comentários