O que prender a respiração e fazer dieta tem em comum?

 


Você já tentou prender a respiração voluntariamente por algum tempo?

Em um determinado momento, a necessidade de respirar foi tão grande que você imediatamente foi obrigado a respirar novamente, não é mesmo? De forma rápida e inalando grande quantidade de ar. 

A respiração,  vontade de ir ao banheiro, sono sede e  fome são mecanismos fisiológicos necessários a nossa sobrevivência. Afinal, ninguém consegue viver sem respirar, sem usar o banheiro, sem comer ou tomar água e sem dormir. 

Quando sentimos vontade de ir ao banheiro por exemplo, é muito difícil alguém pensar "puxa, mas não estava na hora de ir ao banheiro", "acabei de usar o banheiro e já preciso ir de novo, que falta de força de vontade". 

Por que temos esse tipo de pensamento quando se trata da fome física? Aquele sinal necessário para suprir as necessidades de energia do corpo? 

Tentar restringir a alimentação é o mesmo  que tentar ficar sem ar. Em algum momento, seu corpo vai te obrigar a comer para que sejam mantidas as funções vitais, e esse consumo de alimentos pode acontecer de forma urgente, rápida e sem atenção, ingerindo grandes quantidades de comida. Da mesma forma que acontece ao respirar novamente após prender a respiração. 

Em um processo de reeducação alimentar, é essencial que se escute o próprio corpo, entenda o que é a fome física e como respeitá-la. 

Marcela Gallo - Nutricionista - CRN 3 55571

Comentários