Não adianta começar uma dieta ou reeducação alimentar sem mudar sua mentalidade


 Muitas pessoas acreditam que ao receberem uma dieta de um profissional (ou mesmo através de uma busca na internet) conseguirão segui-la a partir do dia seguinte, já mudando todos os hábitos anteriores e substituindo por novos que ajudem a alcançar um resultado rápido. 

A falha nesse tipo de crença está justamente em esquecer uma parte muito importante quando se fala em mudanças de hábitos: o comportamento alimentar!

Começar uma reeducação sem antes desenvolver as habilidades necessárias pode fazer com que ela pareça bastante desafiadora, e pode nos fazer querer desistir sem antes mesmo de começar. 

Pesquisadores da Universidade de Pensylvania nos Estados Unidos fizeram uma revisão de estudos em que foram utilizadas técnicas comportamentais ao invés de uma dieta, e perceberam que os pacientes que conseguiram emagrecer, se engajaram na criação de metas, resolução de problemas e auto-monitoramento. 

Em seu livro "Pense Magro" a psicóloga Judith Beck traz uma reflexão: “A prontidão para mudança é algo muito diferente do que apenas querer mudar.” Pense em todas as mudanças que você já fez na vida. Você precisou aprender certas habilidades e desenvolver confiança na sua capacidade de usá-las consistentemente. 

Em seu livro “A única coisa” Keller & Chapman abordam a importância de se focar em apenas um objetivo por vez, de forma a aumentar a produtividade.  Sugiro que você coloque uma pequena tarefa por dia em seu processo de mudança.

REFLITA: Qual a única coisa em que você irá focar hoje para te aproximar de seu objetivo?

Marcela Gallo Oliveira - CRN 3 55571 

Comentários