⏺Em tempos em que é difundido que perder peso é somente uma questão de “força, foco e fé” é até difícil imaginar que é possível ser magro (e mais importante que isso: ter saúde) comendo pães, doces, queijos e vinhos!
⏺️Mas acredite: é possível sim! Essa semana coloquei no stories a dica de um vídeo no YouTube do canal Francês com Paul onde dois franceses conversam sobre os hábitos de vida da França que fazem com que a população tenha o menor Índice de Massa Corporal (IMC) de toda a Europa!
⏺️Quais são os segredos franceses?
⏺️Bom. Creio que o mais importante seja ter a consciência de que “como comemos” é tão importante quanto o que comemos! Sentar a mesa, conversar durante a refeição, mastigar bem os alimentos, sentir diferentes sabores e texturas, descansar os talheres no prato entre garfadas, são práticas importantes do que na nutrição se chama de Mindful Eating – o comer com atenção plena!
⏺️ Comer com atenção também nos torna mais atentos aos nossos sinais de fome e saciedade, já que demora alguns minutos para nos sentirmos saciados depois que começamos a comer! Os franceses geralmente tem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, servidos separadamente. Além das porções serem menores em comparação com países como os Estados Unidos e até como Brasil!
⏺️ Geralmente, o nosso costume é de colocar grandes quantidades de comida em um único prato, e comer até acabar, mesmo que já não estivermos mais com fome! Esse é um outro ponto importante, quanto mais uma pessoa é exposta a comida, maior a “vontade de comer” mesmo na ausência da fome. Que tal começar a se servir de porções menores e comer mais devagar?
⏺️ Quase não há bebidas junto as refeições francesas (com exceção de um vinho no jantar), o que melhora a digestão e absorção dos nutrientes, além de que facilita perceber a saciedade. O que acha de diminuir aos poucos a quantidade de líquidos das refeições?
⏺️Doces, pães e queijos são alimentos que podem ser (e DEVEM) consumidos dentro de uma dieta saudável! Tenha sempre em mente que quanto maior a variedade de alimentos que você consumir melhor, além disso, a base da alimentação deve ser de alimentos in natura.
Agende um atendimento: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista

Comentários
Postar um comentário